22 de dezembro de 2015

Motivos para assistir 'Steven Universe'

Steven Universe, o meu desenho favorito da atualidade, vem ganhando seu espaço na TV, mas ainda não é tão conhecido assim. Pensando nisso, decidi fazer uma lista de motivos pelos quais eu me apaixonei pelo desenho e creio que muita gente também vai.

Para você que não conhece o desenho, aqui vai uma pequena sinopse: Steven é um garoto que herdou poderes de sua mãe, que era uma Crystal Gem (uma espécia de guerreira galática), mas ela faleceu em combate deixando suas amigas Garnet, Pearl e Amethyst como protetoras do garoto. As Gems vão ensinar o garoto a como controlar seus poderes enquanto protegem o mundo de várias ameaças.

Então vamos a lista pois é o que importa:


Primeiro desenho animado comandado por uma mulher da Cartoon Network


Rebecca Sugar é a criadora de Steven Universe e a primeira mulher a comandar um desenho na história Cartoon Network. Sugar também e conhecida por trabalhar no storyboard de Hora de Aventura, o que acarretou em uma nomeação no Emmy. E não pense que ela é a única representante do Girl Power não, temos uma equipe de dubladores poderosas, contando com Estelle e Nicki Minaj (clique aqui para ver toda a equipe de dubladoras). Essa mulher maravilhosa é a dona do desenho mais quebrador de tabu da atualidade, precisa de mais algum motivo para assistir? Acho que não.



Strong Female


O Strong Female não está só na produção do desenho, não. É muito difícil ver num desenho mulheres desempanando "papéis masculinos", Steven Universe é uma dessas exceções. E é muito mais difícil ver nos desenhos um garoto que se espelha em mulheres, como é o caso do próprio Steven, que vê as Gems como mulheres poderosas e sonha em ser como elas. Como não amar? E não é só esse tabu que o desenho quebra não, segue a lista.  


"If yoü're a strong female 
Yoü don't need permission" -Scheiße, Lady Gaga.

Quebração de Tabu


Steven Universe tem várias personagens negras, não só Garnet, como a Connie (a crush do Steven) e entre outras que desempenham papéis fundamentais na série. Além disso, temos o fato de ter personagens gordinhos na série, como a Amethyst, a Rose (mãe do Steven) e o próprio Steven. Todos eles não possuem nenhuma limitação comparado com as personagens mais magrinhas do desenho, e, em nenhum dos episódios, eles sofrem algum tipo de preconceito ou se setem infelizes com seus pesos. Outro tabu quebrado que é muito importante é que as Gems, apesar de ter aparência feminina, não possuem órgão genital, fazendo com que ela não tenham um gênero definido. Elas possuem apenas uma identidade de gênero, já que elas podem escolher sua própria aparência. E as personagens não só representam o público transexual, como todo público LGBT, já que há um relacionamento lésbico explícito no desenho (não vou dizer quais as personagens formam esse casal pois é spoiler). 

Há amor? É família!


O desenho também representa outras formas de famílias além da tradicional. Steven, além de viver com as Gems a maior parte do tempo, tem um pai solteiro, o qual ele ama muito. O garoto convive muito bem com essas duas famílias, muito comuns na sociedade de hoje, mas pouco (ou até mal) vistas. É tanto tabu que esse desenho quebra que da vontade de casar com ele. E olha que muitos pais dizem que não querem que ensinem gênero nas escolas, mas não sabem que isso vem sendo tratado com a maior naturalidade nos desenhos a muito tempo (isso mesmo, não é só em Steven que isso acontece, mas fica para um próximo post).


Música e arte de tirar o fôlego



Além de todos esses tabus quebrados, temos música e arte de qualidade. Fazia muito tempo que eu não via um desenho com tanta música linda. Toda a letra e o ritmo fazem a gente viajar junto com os personagens. Se envolver mesmo com a história, sabe? A melhor música da série é a Stronger Than You, que para mim, é a melhor música que já ouvi em um desenho animado. A letra, o ritmo e todo o contexto são tão lindo (clique aqui para ver o clipe). Confere também uma playlist das músicas do desenho e tire suas próprias conclusões:


E o que falar da arte de desenho? Apesar da arte dos personagens não ser tão elaborada assim, os cenários dão um show! Vou deixar esse tumblr com várias imagens dos cenários pra quem quiser conferir.

Depois de todas esses motivos, tem como não querer correr pra assistir o desenho?

É muito bom saber que, apesar de vivermos numa sociedade extremamente machista, estamos evoluindo ao ponto de a homossexualidade, a identidade de gênero, o empoderamento feminino e outros tabus milenários, serem tratados com a maior naturalidade em desenho infantis! Estamos evoluindo e não vamos nos calar, certo?

Um beijo pra família tradicional brasileira.

Até mais.