4 de outubro de 2015

RESENHA | Na Porta ao Lado - Luiza Trigo

Na Porta ao Lado é uma Spin-Off de Meus 15 anos que conta a história de Carol, uma garota de quinze anos que tem sua vida virada de cabeça para baixo quando sua mãe decide se casar novamente. Carol não aceita a situação de se mudar da casa onde vivera com seu pai e sua mãe na infância, antes dele morrer. E a garota vai buscar apoio com suas amigas: Bia, Priscila, Roberta e Amanda. Para completar, o filho de Carlos (seu novo padrasto), Tomás, é um pé-no-saco. Carol não aguenta estar respirando o mesmo ar que ele de tão chato que o garoto é.

No meio desse conflito que Carol está vivendo surge, de repente, Bernardo, que é um garoto muito bacana que vai mexer com o coração da garota.

Apesar dessa premissa bem curca o livro me surpreendeu bastante. Eu pensava que ele ia ser um livro água-com-açúcar comum, mas não foi. Tudo bem que eu me irritei muito com os personagens do livro até um pouco depois do meio dele, o que acontece muito quando eu leio esse gênero. Mas eu amo. Sabe esses filmes, livros e séries de colegial que são tão bobos que chegam a ser insuportáveis de tão bom? São meus favoritos. Eles têm que ser bobo, têm que ser chato... isso faz eles ficarem legais. É confuso, eu sei. Mas depois de toda essa indignação com a personagem principal, adorei o que ela fez no final. Sério, fiquei bastante surpreso e orgulhoso dela.


Os personagens são muito típicos de filmes de colegiais, aquele grupo de meninas que tem a nerd, a esportiva, a festeira e por aí vai... mas é uma coisa que, como eu já falei, não se pode mudar por que senão estraga. Mas apesar de parecer bobo, em vários momentos do livro é falado de coisas muito boas, como o preconceito de gostos literários, musicais e etc.

Uma curiosidade interessante é que em Meus 15 Anos a protagonista (Bia) queria fazer cinema e todo capítulo tinha um nome de algum filme. Como Carol queria fazer letras, todo capítulo tinha um nome de algum livro, o que é ótimo para encontrarmos novos livros.

Mesmo com seus altos e baixos, eu recomendaria esse livro pra todo mundo. Ele é bem levinho e gostosinho, além de ser muito bonito.

Fiquei mega feliz de ter conhecido a autora de Na Porta Ao Lado, Luly Trigo. Ela é um amor. Ah! E eu tenho uma surpresinha pra vocês:

Pra você, jovem Padawan que não me segue no Instagram, está por fora da promoção que está rolando lá do livro Na Porta Ao Lado AU-TO-GRA-FA-DO! Isso mesmo.
Se você quiser concorrer a essa promoção é bem simples, basta seguir as regras propostas no post do instagram:


O sorteio acontece na terça-feira (06/10). E que a sorte esteja sempre ao seu favor.