7 de setembro de 2015

RESENHA | O Árabe do Futuro - Riad Sattouf

Pela primeira aqui no blog venho trazer a resenha de um quadrinho, que recebi da editora Intrínseca. Trata-se de O Árabe do Futuro de Riad Sattouf.

O Árabe do Futuro é uma autobiografia do próprio Riad Sattouf, que retratará a infância de Riad no oriente médio (1978-1984).

Riad é uma criança de mãe francesa e pai sírio, que nasceu na França mas não ficou muito tempo por lá e foi para Líbia por conta de seu pai ser professor e ser chamado para dar aula em uma universidade. Riad se depara com uma cultura totalmente diferente na Líbia do coronel Muamar Kadafi, tendo que lidar com suas leis esquisitas, como não ter direito a propriedade privada, ou seja, se eles deixassem uma propriedade outros poderiam se instalar nela, já que não era permitido colocar cadeados nas portas.


Depois de um tempo, eles regressam para a França, mas de novo não ficam muito tempo por lá e vão para o país e origem do pai de Raid, Abdel-Razak, a Síria, por que seu pai conseguiu um oferta de emprego por lá.

E no meio disso tudo, vemos Riad tendo que lidar com a adaptação nesses lugares e nesse período.

Eu amo dramas, principalmente contados por crianças. Mas esse quadrinho não superou muito minhas expectativas. Eu pensava que ele iria explicar um pouco desse período, mas não, ele apenas joga um monte de informação na sua cara, que se você, assim como eu, não intende muito do assunto vai se perder. Eu aconselho você que antes de ler pesquise um pouco sobre essa época.

Se tratando de 78/84 não me surpreende o pai de Raid ser machistas e ter muitas coisas que me irritam nas pessoas da época, tipo crianças andarem com armas e cachorros serem mortos por elas. Mas vamos tentar relevar isso, né?

O traço do autor é muito fofo, consegue amenizar a situação dita anteriormente. Cada capítulo é uma cor deferente. A construção dos personagens também é outro ponto muito bom, até os figurantes tem personalidade.

Recomendo esse livro pra que gosta de estudar sobre esse período e pra ser seu "livro do respiro", que é nada mais do que um livro pra você que leu um As Crônicas de Gelo e Fogo da vida e precisa de um livro leve e rapidinho. São 160 páginas que voam rapidinho.

Sendo um quadrinho, não dá pra falar muito, então vamos parar por aqui antes que eu dê um Spoiler.

Até mais.