1 de setembro de 2015

10 artistas feministas

Então gente, depois de  anos  uma semana sem posts, venho com uma lista para vocês.

Fiquei essa semana sem posts por que estou preparando algumas mudanças aqui no blog, mudanças bem legais. Mas não vim aqui falar disso, vim aqui para mais um Listando.

Hoje eu acordei e fui na minha timeline do Facebook, quando me deparei com um texto extremamente machista, obviamente descontei meu ódio no pobre do Twitter. Depois de me acalmar, me veio a mente que nunca tinha falado de feminismo aqui no blog, então eu separei essa lista com 10 artistas que, assim com eu, vestem a camiseta feminista e não estão nem aí.


Ashton Kutcher





Nosso galã, Ashton Kutcher é um feminista assumido. Com seu papel em Sexo Sem Compromisso, Ash ajudou a liberação sexual das mulheres, incentivando a sociedade a mudar sua postura, deixando de vê-las como um objeto sexual passivo ou uma mercadoria. "Há tantos tabus no nosso país a respeito da sexualidade feminina... A única coisa que as mulheres aprendem é a como ficar grávidas ou a como não ficar, mas não falamos realmente de sexo enquanto fonte de prazer para elas. Assim, não conseguem dominar nem sua sexualidade, nem sua personalidade sexual. Poder fazer um filme sobre uma mulher que controla a sua sexualidade é extraordinário.", disse o ator.


Taylor Swift



A cantora Taylor Swift, que por sinal arrasou no VMA domingo passado, já declarou que é uma feminista.“Quando adolescente, não entendia que dizer que você é feminista é apenas dizer que você espera que mulheres e homens tenham direitos e oportunidades iguais. O que me parecia era que você odiava homens”, disse a cantora. “E hoje acho que muitas garotas despertaram seus lados feministas porque entendem o que a palavra significa. Quando me tornei amiga da Lena (Dunham) - sem que ela me pregasse nada, mas só por ver porque ela acredita no que acredita, porque ela diz o que diz, porque ela defende o que defende -, me fez entender que venho tomando uma postura feminista sem realmente dizer isso.” 



Will Smith


O atual Pistoleiro de Esquadrão Suicída, Will Smith também se junta ao nosso time."Eu não me importei que minha filha cortasse o cabelo. Se eu a ensinasse que eu estou no controle do corpo dela, ela iria substituir a minha imagem pela a de qualquer outro homem quando saísse para o mundo. E este controle deve ser apenas dela.", disse o ator.


Emma Watson


Não poderia deixar de fora Emma Watson, que foi eleita personalidade feminista de 2014, em uma votação conduzida pela fundação For Women em parceria com a revista Cosmopolitan. “Quanto mais eu falava de feminismo, mais percebia que lutar pelos direitos das mulheres era, demasiadas vezes, sinônimo de ódio masculino. Se há uma coisa que sei com certeza é que isso tem de parar. Para que conste, feminismo é, por definição, a crença de que homens e mulheres deveriam ter direitos e oportunidades iguais”, disse em um discurso em conferência da ONU, em setembro de 2014.


Mark Ruffalo


Machistas de plantão, tomem cuidado para não estressar Mark Ruffalo com seus papos machistas, não quero que o Hulk machuque ninguém. "Minha própria mãe lutou contra o estereótipo de possessão: ela viveu sua vida como uma mãe que escolheu quando gostaria de ter filhos e como uma esposa que poderia ganhar a própria vida, se assim escolhesse. Eu quero que minhas filhas desfrutem dessa mesma escolha.", disse ele em no evento Abortion Rights Freedom Ride, em 2013


Lorde


Lorde também ergue a bandeira feminista e isso todo mundo já sabe. A cantora não tem papas na língua quando se trata do assunto e está sempre criticando o pop descartável e o discurso ultrapassado que ele representa, além de alfinetar cantoras que seguem por essa linha. "Estou cansada de ver mulheres sendo retratadas desse jeito", afirmou, recentemente, à Rolling Stone


Jared Leto

O vocalista do 30 Seconds to Mars e atual Coringa,  Jesus  Jared Leto, também é feminista. "Eu fui criado por uma mãe solteira maravilhosa. Por isso eu sou totalmente a favor de que as mulheres estejam em posições onde elas possam, de verdade, participar e ter real autonomia para transformar o mundo em que vivemos.", sambou o cantor.




Miley Cyrus 


A nossa causadora de polêmicas favorita já se assumiu feminista e acho que todo mundo sabe. "Sinto que sou uma das maiores feministas do mundo, porque digo às mulheres que elas não devem ter medo de nada", disse Miley, que me conquistou no último VMA levando as Drag Queens finíssimas de RuPaul's Drag Race para o palco em sua apresentação.


Daniel Radcliffe


Mais um bruxo de Hogwarts está nesta lista,  Daniel Radcliffe  Harry Potter é outro bruxo feminista. "Eu apoio o feminismo tanto quanto apoio o igualitarismo. Eu acho que todo mundo que não tenha essa percepção do movimento está simplesmente nadando contra a maré, como as pessoas que, mesmo achando que não, são homofóbicas, racistas ou sexistas." , declarou nosso bruxo favorito.


Beyoncé

Como falar de feminismo sem sitar Beyoncé? Que para mim, é o maior ícone feminista da atualidade. Tanto nos seus discursos, nas suas músicas ou nas suas redes sociais, Beyoncé tem arrastado várias pessoas para o feminismo “Precisamos mudar nossa percepção de como nos enxergamos. Temos que nos posicionar como mulheres e assumir a liderança”, disse Beyoncé, no Video Music Awards de 2014, que se apresentou diante da palavra "Feminist" ("Feminista", em inglês). 


+Bônus: David Schwimmer 



O eterno Ross, da minha série favorita de todos os tempos, Friends, é o nosso bônus. David Schwimmer, além de feminista, ajuda a causa das mulheres vítimas de abusos sexuais, junto com a associação The Rape Foundation in Santa Monica. O problema do estupro sensibiliza profundamente o ator, como ele explicou: "Tenho duas amigas que foram vítimas de estupro na infância, e uma delas, infelizmente, foi violada tempos mais tarde. Isso me fez abrir os olhos sobre a questão e me tocou como nunca.", declarou o ator. 


Assim como esse povo, existem muitos artistas que lutam pela causa. Esse problema é muito sério, e mulheres do mundo todo sofrem com isso todos os dias. Não é uma coisa boba.
Estava pensando em trazer mais conteúdo feminista para o Blog, porque tem muita gente que não sabe o que significa. O que vocês acham de uma matéria explicando a história do feminismo e o que a causa luta?

Tá ouvindo isso? É o choro dos machistas, brincadeira machistas, não me odeiem. Mentira, pode odiar, tô nem aí.


Não se esquece de deixar sua sugestão para o próximo Listando.

Até mais.