J.K. Rowling decidiu celebrar o 35º aniversário de Dudley Dursley esclarecendo uma grande dúvida: porque os Dursleys odeiam tanto o Harry Potter?
Em uma entrevista ao site Pottermore, Rowling explicou que a razão dos Durseleys odiarem o Harry ia além da aversões contra bruxos.
Tudo começou quando Lily, mãe de Harry Potter, era uma estudante finalista em Hogwarts. A sua irmã Petunia convidou-a para jantar, pedindo para levar também James, o pai de Harry Potter. O objetivo do jantar era dar a conhecer Vernon, noivo de Petunia.
“James estava entretido com Vernon, e cometeu o erro de mostrar esse entusiasmo. Vernon perguntou a James, de forma condescendente, que carro usava. James descreveu a sua vassoura de corrida”, descreveu Rowling.
Vernon ficou confuso, sem compreender se James estava a gozar com ele. Furioso, Vernon reagiu acusando e falando mal dos feiticeiros. “Vernon começou a lembrar que os feiticeiros viviam dos subsídios de desemprego. James descreveu Gringotts, falando da fortuna que herdou dos seus pais”, escreveu Rowling.
“A noite terminou com Vernon e Petunia a saírem apressadamente do restaurante, enquanto Lily chorava e James, envergonhado consigo mesmo, prometeu que faria as pazes com Vernon numa outra oportunidade”, acrescentou.
Rowling concluiu a explicação comparando Vernon com o professor Severus Snape: os dois odiavam o Harry Potter por se lembrarem de James Potter, pai do feiticeiro protagonista. Mas a autora de Harry Potter assegura que Petunia, tia do jovem feiticeiro, guardava um carinho especial pelo seu sobrinho, apesar dos constantes maus-tratos.
“Ela não admite esses sentimentos escondidos”, conclui Rowling, culpando o ciúme de Petunia pela irmã.
(Fonte: Observador)