24 de julho de 2015

RESENHA | Quem é Você, Alasca? - John Green

Saudações, querido Padawan!

Saindo do forno outra resenha fresquinha (minha segunda) em parceria com a Editora Intríseca, de um livro simplesmente maravilindo: “Quem é Você, Alasca?”, pelo brilhante John Green, nessa edição linda de comemoração dos 10 anos do livro.

                                Se as pessoas fossem chuva, eu seria a garoa e ela, um furacão.”

O livro conta a história de Miles Halter, um adolescente fissurado em últimas palavras que, cansado de sua vida pacata, resolve estudar no mesmo internato que o pai dele estudou quando era jovem: Culver Creek. Miles sai para buscar seu “Grande Talvez”, como diria o grande poeta François Rabelais. Lá ele conhece Alasca Young, uma garota baixa, mas que tem uma personalidade simplesmente enorme. Espirituosa, feminista, louca por livros, e até mesmo misteriosa, Alasca conduz Miles até seu “Grande Talvez” (e até mesmo ao mau caminho), juntamente de Chip, que prefere ser chamado de Coronel, e Takumi, um japonês que entende tudo de Rap.  E, eu diria que ele realmente sai de sua vida pacata, aprendendo e fazendo coisas um tanto erradas.

Em certa parte do livro, Alasca pergunta a Miles, citando seu livro predileto: “Como sairei desse labirinto?”. E, se ele, e nós também, encontramos a resposta, é algo que você só descobre após terminar o livro.


“O labirinto é a vida ou a morte? Do que ele está tentando escapar – do mundo ou do fim do mundo?”                        
“Quem é Você, Alasca?” retrata com muita realidade a vida de um adolescente prestes a ir para a vida adulta. O livro retrata o alcoolismo, o tabagismo e a rebeldia de viver num lugar cheio de regras. A maioria dos personagens do livro teve uma infância difícil, o que acabou refletindo bastante em suas personalidades.
Com tantos altos e baixos, “Quem é Você, Alasca?” é no mínimo polêmico, pelos temas que aborda. Mas tem certo humor, sempre com ótimas piadas e um sarcasmo fora do comum, geralmente por parte do Coronel.

Eu não sei se gosto ou odeio a Alasca. É meio contraditório. Ela é uma personagem que muitas meninas se identificam, até mesmo eu me identifico em alguns pontos, mas eu não acho as atitudes dela corretas. Ela é uma personagem que, ou te faz revirar os olhos sempre que aparece, ou te faz rir muito (ou chorar). A infância dela foi muito difícil, e pode até retratar a vida de muitas pessoas na vida real, contendo uma relação ruim com seu pai. É uma estrategista brilhante, além de ter dado nome aos amados “bufritos”.

O Miles, por muitos pode ser considerado sem atitude. E eu concordo. Mas eu acho que ele apenas quer se proteger de encrencas – coisa muito aconselhável hoje em dia, amiguinhos. E como aquilo tudo é uma nova vida para ele, é normal que ele seja careta e demore a se adaptar. A história, aliás, é narrada por ele, então sua perspectiva até é bem correta. Eu gostei bastante dele como personagem.

"Não dá para simplesmente ficar prolongando certas coisas para sempre. Chega um momento em que o melhor a fazer é arrancar o Band-Aid. Isso dói, mas depois passa, e então vem o alívio. 

Coronel (acho que já ficou bem claro aqui que eu realmente prefiro os coadjuvantes sarcásticos), meu personagem predileto, também têm muuuitos altos e baixos. Ele cresceu apanhando do pai e foi criado pela mãe, passando por muitas dificuldades. É outro ótimo estrategista, já que ele “comanda” boa parte das pegadinhas que ele e Alasca planejam. E é, para mim, o personagem mais engraçado.


Takumi não teve tanto destaque quanto os outros. É um japonês que ama Rap (como eu já citei), e com certeza faz uns muito bons. Eu mesma memorizei a maior parte deles, se vocês querem saber. O próprio não parece muito feliz em não ter tanto destaque quanto os outros. Sabe aquele “amigo meio excluído”? Então, é ele.  Mas ele também é fundamental na estória, e, se serve de consolo, eu o adoro.

Eu li e reli “Quem é Você, Alasca?” e sinceramente recomendo o livro a todos. Vocês provavelmente vão rir, chorar, se emocionar e adorar outra obra de John Green. Ah! O livro possui várias edições, mas esse comemorativa é maravilhosa. Além de vir com a história, vem com muitos bônus, como cenas cortadas, comentários do autor e por aí vai.

Beijinhos de luz e Tchau. <3