22 de julho de 2015

Gatos


Olá, Padawan!
Eu tenho que, primeiramente, agradecer ao Nathan-lindão por me deixar fazer esta “matéria” especial hoje. Eu dedico ela, de certa forma, ao meu gato falecido: Chico, para falar mais sobre esse animal de estimação muito lindo e conhecido.

Eu sempre fui apaixonada por animais, já tive muitos pássaros, gatos e cachorros. E ainda terei um furão um dia, me aguardem. A maioria dos animais que já tive (foram no total 8), infelizmente, já faleceu, só me restando um cachorro (que em breve ganhará uma companheira!). Tive 3 gatos, e meu gato Chico era um deles.  O jeito que adquiri os três foi bastante curioso. Minha irmã estava dirigindo e, por acaso, quase atropelou uma caixa com três filhotinhos na estrada. Ela, sem saber o que fazer, os trouxe para casa, para minha tia cuidar. Os nomes eram: Pipoca, Lily e Chico. Mas criar 3 gatos não é algo fácil. Não recomendo fazerem isso em casa sem a permissão de um adulto.

Como existem milhões de gatos domésticos no mundo, são apenas aproximadamente, 40 raças realmente reconhecidas. Se sua gata for uma fêmea, tem a probabilidade de ela dar a luz (caso cruze, é claro) de 1 até 9 gatos. Então é bom ter bastante cautela, a não ser que você seja louco por muitos gatinhos. Essa paixão por gatos se chama aiurofilia.


Um outro cuidado que eu tenho que destacar aqui é: pelo amor de Deus, gente, o seu gato não pode, em hipótese alguma, sair comendo qualquer coisa que vê por aí.  Por mais que ele se esfregue na sua perna, fique miando ou com aquela carinha super fofa enquanto você almoça e/ou janta, você tem de dar a ele apenas a comida adequada, porque oferecer a seu felino comida de gente pode ser fatal a ele. E nada de dar ração de cachorro, por exemplo! Eu sabia ignorar quando ele ficava se esfregando em mim e indo pra debaixo da mesa enquanto eu estava almoçando em frente ao computador, e você? Consegue fazer isso? Pois tem que fazer e não ceder de jeito nenhum. Incentive sempre seu gato a comer a ração adequada.

Gatos também não são vegetarianos. Eles são carnívoros e precisam da proteína animal para sobreviver.

Se seu gato irá querer ou não ficar dentro de casa, isso vai depender de você. Se você o acostumar a dormir no quintal, na varanda, ao ar livre, é compreensível que ele dê “escapadas” às vezes. Meus gatos eram assim. Resultado? Logo na terceira semana, dois fugiram e apenas um voltou. Esse era Chico. Ele ficou 1 ano conosco, indo e voltando toda hora, sabe-se lá para onde. E mesmo que tentássemos o colocar dentro de casa, ele miava durante a noite inteira até poder sair.
Ele, certa vez, trouxe dois gatos junto de si. Se seu gato resolver fazer isso, não tente se livrar dos outros. Isso é errado e maldoso! Ligue para o Bem-Estar Animal do seu município ou tente arrumar donos na vizinhança ou amigos que você saiba que irão cuidar bem. Também não adianta simplesmente dar os bichanos a qualquer um.  

Se seu gato passar mal, aparentar estar mais desanimado que o normal, parar de comer ou até mesmo voltar machucado da rua, o leve no veterinário imediatamente. Nada de tentar cuidar dele por si só, porque sua teimosia pode acabar acarretando na vida no animal.  E não “está tudo bem”, não senhor!
Também se lembre de que existem pessoas más no mundo, então recomendo a vocês criarem desde já seu gato para ficar em casa. Caso contrário, ele pode ser envenenado de propósito por alguém ou invadir a casa de alguém e acabar comendo algo com veneno de rato ou barata, por exemplo.
Não esqueça de dar muito amor ao seu bichano, seu companheiro, porque ele merece <3 E isso vale para todos os animais.


E lembre-se: não só os gatos, mas qualquer animal requer cuidados especiais. Se você não está preparado para essa responsabilidade, que é uma vida nas suas costas, então compre um de brinquedo ;).